Notícias

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2007 - 09:45
Imprimir

Museu da Energia exibe exposição de aniversário

A Matemática da Cor e da Forma é o nome da exposição que comemora o sétimo aniversário do Museu da Energia. A abertura do evento ocorreu no dia 15 de dezembro, com uma apresentação da camerata de violões da Casa da Arte, uma apresentação do Projeto Dança Criança e apresentação Musical da EMIA. O evento também marcou o encerramento do ano da Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro.

A exposição traz trabalhos dos alunos da escola, coordenada pelo professor e artista plástico Braz Junior, do curso de artes plásticas da Casa da Arte. Neste trabalho, sua intenção foi mostrar aos alunos uma antiga preocupação, que se dá por toda a história da Arte: a proporção ideal entre duas medidas. Assuntos como o retângulo Aureo, a proporção divina, o número de ouro, a seqüência de Fibonacci e a dinergia (uma espécie de geometria de crescimento que se apresenta na natureza) permearam as aulas ao longo do curso. "Acredito que a formação artística se dá através de uma harmonia entre teoria e prática, cultura da arte e fazer artístico", afirma o professor.

O Projeto Dança Criança é uma parceria com a Urca (União Recreativa dos Casados) e oferece aulas de jazz infanto-juvenil para 106 crianças e jovens carentes do município, na faixa etária entre três e 18 anos. As aulas são ministradas pela professora voluntária Kátia Regina de Jesus Rosa, formada em Bio Dança e cursando Faculdade de Fisioterapia. O Dança Criança é mais um projeto do governo municipal que busca promover a difusão cultural em Itu.

A EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” é um departamento da Secretaria de Cultura e foi criada em 1992, tendo como principal objetivo a formação integral de crianças e jovens em diversas áreas artísticas (música e artes plásticas), com cursos oferecidos gratuitamente.

O ingresso para ver a exposição é a doação de um brinquedo para meninas, que serão posteriormente doados.
O Museu da Energia de Itu está localizado na rua Paula Souza, 669, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone (11) 4022-6832. A mostra estará em exibição até o dia 13 de janeiro.

Fonte:  www.itu.com.br

Comentários

Voltar